A ética na saúde é um tema complexo, por ser um campo constantemente confrontado por situações morais que envolvem a tomada de decisão e que inclui sempre uma vida humana. Quando essa vida humana se encontra ao cuidado de um profissional de saúde, existe vulnerabilidade por parte da pessoa que é cuidada e responsabilidade por parte da pessoa que...
Brincar... Pode ser um problema?

Com certeza já ouviu falar ou até já sabe que brincar é atividade mais importante que as crianças devem realizar para promover o desenvolvimento global, mas porquê?
Brincar é uma ocupação diferente de todas as outras porque provém de motivação intrínseca. Embora possa ser incentivada ou promovida por outros, brincar na sua essência não pode ser forçado ou negociado. A criança quer, deseja e naturalmente, envolve-se em brincar por iniciativa própria.
Assim, brincar é o ambiente ideal para que a criança desenvolva e experimente relacionar-se com o mundo, objetos, pessoas e desenvolva, num ambiente seguro para ela, competências motoras, sensoriais, cognitivas, de linguagem, emocionais e sociais.
Mas e quando brincar é um problema? Não devemos ignorar sinais de alerta que impedem a criança de realizar com sucesso algo tão natural e importante. Alguns sinais de alerta poderão ser:
- Dificuldade em ter ideias diversificadas para brincar;
- Solicitar sempre ajuda/presença de outra pessoa para brincar, não demonstrando qualquer autonomia nesta exploração e experimentação do mundo e objetos;
- Pouco ou nenhum interesse em brincar ou em brinquedos;
- Apenas utilizar os mesmos brinquedos ou realizar sempre as mesmas ações, não diversificando;
- Dificuldade em participar em brincadeiras com outras crianças ou adultos.
Artigos Recentes
Com certeza já ouviu falar ou até já sabe que brincar é atividade mais importante que as crianças devem realizar para promover o desenvolvimento global, mas porquê?
Comer bem... E sozinho!
Sabia que por volta dos 7 anos a criança já é capaz de utilizar faca e garfo sozinha para se alimentar sem se sujar em demasia? Desde o nascimento que a autonomia na alimentação se vai aprimorando e ser independente nas refeições é muito importante não só para a realização da atividade em si, mas porque as competências que são...